Matrículas Abertas

10 CURIOSIDADES SOBRE O TROFÉU DE FUTEBOL
11.nov
YZG - Cultura

De quatro em quatro anos, o mundo volta as atenções, os olhos e os corações para uma só direção: o futebol, paixão nos quatro cantos do planeta. E nessa celebração que une tanta gente, somos brindados com muitas tradições e símbolos que só a maior competição de esportes do planeta pode trazer. E com toda certeza, uma das principais marcas é o troféu de futebol. 

Mas afinal, você sabe a origem do troféu de futebol? O que fez com que ele se tornasse tão icônico e sinônimo de glória e vitória? Bem, nesse artigo, vamos tirar essas e outras dúvidas sobre esse assunto tão fascinante. 

Vista suas chuteiras, coloque sua camisa da seleção e vamos lá! 

Curiosidades sobre o troféu de futebol 
Abaixo, vamos mostrar algumas curiosidades muito interessantes sobre esse objeto tão icônico para o futebol e esportes em geral. Siga a leitura! 

1 - Qual a origem desse troféu de futebol? 
Afinal, você sabe qual a história do troféu de futebol mais famoso do mundo? Ele foi planejado no ano de 1973, pelo artista Bertoni GDE Srl, em Milão, com desenho do italiano, Silvio Gazzaniga. 

Ela foi feita com uma base de 36,5 centímetros de altura, cinco quilos de ouro de dezoito quilates (75%), no valor aproximado de 161 000 dólares (2018), com uma base de 13 centímetros de diâmetro contendo duas camadas de malaquita. 

A icônica imagem representa uma escultura de pessoas erguendo o mundo. Lindíssimo, não é? 

 

Conheça Termos de Futebol em Inglês

  
2 - Esse troféu de futebol teve um antecessor! 
Uma curiosidade que muitas pessoas não sabem é que antes de se tornar aquele troféu que conhecemos bem, a taça do mundo era outra. 

O primeiro desenho do troféu do mundial, chamado de Jules Rimet (em homenagem a um antigo presidente da federação de futebol), foi a premiação dada da primeira edição do torneio até o último, em 1970, em que o Brasil foi campeão no México. 

Infelizmente, a Jules Rimet foi roubada na galeria de troféus da seleção brasileira em 1983. Até hoje, ninguém sabe do paradeiro. 

3 - Qual o peso desse troféu de futebol? 
Vai dizer que você nunca se perguntou qual é o peso do troféu? Sempre que vimos os capitães erguendo a taça, bate aquela preocupação: e se cair? 

Calma lá que o Yázigi está aqui para acabar com essa curiosidade! O troféu de futebol pesa 6,175 gramas, sendo 4,927 compostos de ouro puro. Por isso que aquela bola dourada reluz tanto! 

 

Leia também: Como dizer o nome dos esportes em inglês

  
4 - Quem ganhou mais esse troféu de futebol? 
Bem, de troféu de futebol o Brasil entende, visto que levamos essa beleza para casa cinco vezes, mais do que qualquer outra seleção ao redor do mundo. No entanto, três foram daquele antigo desenho, a Jules Rimet, nos anos de 1958, 1962 e 1970. Nesse novo modelo, a seleção ganhou nos anos de 1994 e 2002. 

Nesse cenário, o maior vencedor do troféu de futebol atual é a Alemanha, que levou três vezes (1974, 1990 e 2014), seguido pelo já citado Brasil, Argentina (1978 e 1986) e Itália (1982 e 2006). Além dessas seleções, França (1998 e 2018) e Espanha (2010) também saíram vencedoras. 

5 - Onde fica o troféu de futebol original? 
Quando uma seleção ganha a premiação do torneio, a taça levantada pelo capitão da equipe de fato é a original. Então calma, você não foi enganado! Aquela icônica foto do Cafu levantando o troféu em 2002 é autêntica. 

No entanto, o troféu de futebol permanece na sede da federação de futebol. A seleção vencedora leva para a sua galeria uma réplica, que também é feita de ouro. 

 

6 - Quem pode encostar no troféu de futebol? 
Bem, temos uma notícia não tão legal para quem sonha em encostar no troféu de futebol mais famoso do mundo mas não tem planos nem para jogar bola nem para ser presidente. 

As regras da federação são muito claras: além da própria instituição, só podem tocar na taça as equipes que já venceram a competição ou os chefes do estado vitorioso. 

7 - Como o troféu de futebol viaja até o país que sedia a competição? 
Talvez você alguma vez já tenha se perguntado: como o troféu de futebol vai até o país que sediará a competição? Será que acontece parecido com as Olimpíadas, em que a tocha vai passando por vários lugares ao redor do mundo? 

Negativo! Na verdade, o troféu de futebol viaja com seu próprio avião. Na tripulação, temos 3 pilotos, 3 auxiliares, um mecânico, um médico, um coordenador de voo, uma equipe de segurança e membros da federação de futebol. Quanta gente para proteger a taça, não é? 

8 - A taça é exibida pelos 32 países classificados 
Em todo ano de torneio, o troféu passeia pelos 32 países classificados, sendo exibido para torcedores do mundo inteiro antes de se assentar no país sede. Ela esteve no Brasil em fevereiro de 2022, pousando no Museu do Futebol em São Paulo. 

9 - Provavelmente, a taça será a mesma até o ano de 2038 
Na base do troféu de futebol mais famoso do mundo, podemos ler o nome de todas as seleções vencedoras do torneio. No entanto, a atual taça só conta com espaço para mais cinco nomes. Ou seja, é provável que na edição de 2042, tenhamos uma taça novinha em folha para a seleção brasileira levantar. 

10 - O ato de levantar a taça começou com o Brasil! 
Para terminar, uma curiosidade genuinamente brasileira! Sabe aquele tradicional costume do campeão do torneio levantar o troféu para a comemoração? Então, a primeira vez que isso aconteceu foi no ano de 1958. Sim, essa foi a edição na Suécia que marcou o primeiro título do Brasil e coroou o menino de 17 anos de idade, um cara chamado Pelé, como um dos maiores nomes do futebol mundial. 

O capitão do Brasil na época, o então grande zagueiro do Vasco Bellini, ergueu a taça. Pronto, de lá para cá, esse virou um dos maiores símbolos de glória no esporte. 

Conheça o Yázigi! 
E aí, preparado para o maior torneio de futebol do mundo? Devemos lembrar que esse é um período que une pessoas de todo mundo em uma só paixão: o futebol. E especialmente no Brasil, um país turístico, os anos da competição sempre trazem muitos turistas de outros países para cá. 

Como está o inglês para conseguir trocar ideias, experiências e torcer com novos amigos estrangeiros? O Yázigi sempre está de portas abertas para te receber! Acesse o link e conheça melhor o nosso curso! 

Compartilhe esse post!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Últimos Post

COMO AVALIAR SUA EVOLUÇÃO NO INGLÊS? VEJA DICAS PARA PLANEJAR O QUE MELHORAR
A melhor maneira de avaliar sua evolução no inglês é observar por meio da prática sua capacidade de compreensão sem uso de apoios!
QUAL É O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO VALENTINE´S DAY
O dia dos namorados, ou valentines day nos Estados Unidos, é sem sobra de duvidas uma das datas mais romanticas do ano. Saiba mais sobre ela neste post!
VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ENTENDER E TRADUZIR EM INGLÊS?
Quer ficar craque em um novo idioma? Então descubra a diferença entre entender e traduzir em inglês!