Matrículas Abertas

4 DICAS PARA FALAR INGLÊS FLUENTEMENTE
03.jun

Falar inglês fluentemente está na lista de objetivos de vida de muitas pessoas. Cada um com seus próprios motivos para querer aprender a língua. 

Para alguns, a fluência é uma questão de oportunidades. Você pode ir mais longe na sua carreira se sabe falar inglês. 

Para outros, é uma questão pessoal. Falar inglês fluentemente vai levar a viagens, amigos e experiências de vida incomparáveis. 

O que essas pessoas têm em comum? Todas têm dificuldades de chegar na sonhada fluência. Isso porque essa jornada não é em linha reta e traz muitos desafios. 

Continue sua leitura para entender mais sobre a fluência em inglês e como alcançá-la! 

O que significa falar inglês fluentemente? 
Quando falamos de fluência em um idioma, é difícil definir do que estamos falando. Algumas pessoas falam inglês todos os dias, em situações diferentes, e não se consideram fluentes. 

Afinal, o que é fluência? Na verdade, não existe um conceito único para isso. Ele varia entre estudiosos, escolas de pensamento e mesmo de acordo com os anos. 

Existem formas de classificar o quanto uma pessoa sabe de um idioma. Por exemplo, o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. 

Em teoria, quem consegue o nível máximo (C2) desse quadro é fluente. Porém, se por uma diferença mínima de pontos, alguém ficar no C1, isso quer dizer que não é fluente? 

Falar inglês fluentemente, portanto, não é algo que se define de forma simples. Mas é algo que pode ser ligado aos seus objetivos. 

Para muitas pessoas, falar inglês fluentemente vai significar entender e participar de conversas rotineiras. Para outras, vai significar conseguir usar o idioma no trabalho. 

O importante é que você saiba que aprender uma língua estrangeira é um processo que nunca acaba. Mesmo que você já seja fluente, sempre pode aprender mais e aprimorar algo. 

Como conquistar a fluência em inglês 
Se falar inglês fluentemente é o seu sonho, não se preocupe. Apesar de parecer muito difícil, a fluência é algo que se conquista aos poucos. 

Muitas pessoas dizem que não perceberam quando passaram a falar inglês fluentemente. Isso porque não existe um marco exato para esse momento. 

Mas para chegar lá, é preciso aprimorar o idioma de maneira constante. Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas que vão ajudá-lo a chegar lá. Confira: 

1. Conheça seus objetivos 
O primeiro passo para falar inglês fluentemente é saber por que você quer fazer isso. Ter um objetivo relacionado ao idioma ajuda muito. 

Por exemplo, você pode querer falar inglês para conseguir um bom emprego. Ou para passar na sua prova do mestrado. 

Mas seus objetivos não precisam ser impactantes em toda a sua vida. Você pode querer essa fluência para viajar nas férias ou para ver filmes sem legenda. 

Se você conhece seus objetivos, você sabe aonde quer chegar. É mais fácil saber ser você já se considera fluente quando tem uma meta a atingir. 

Além disso, conhecer bem seus objetivos permite direcionar os estudos. Quem quer falar inglês para passar no mestrado, por exemplo, precisa escrever muito bem no idioma. 

Tenha seus objetivos em mente para colocar os estudos na direção certa e se manter motivado. 

2. Procure o método ideal 
Existem muitos cursos de inglês que prometem que você vai sair falando o idioma em apenas algumas semanas. 

Essa é uma promessa difícil de cumprir. Primeiro, porque o seu ritmo de aprendizado é único. Segundo, porque aprender com um bom método, com qualidade é mais importante do que aprender rápido. 

Falar inglês fluentemente não vem apenas de decorar frases e vocabulários. É saber usar o idioma em diferentes situações, falando e compreendendo ele. 

Por isso, em vez de procurar um lugar que prometa ensinar rápido, procure pelo método ideal. Aquele que vai ajudá-lo a chegar aos seus objetivos. 

O método ideal é baseado em comunicação e no idioma vivo, e não apenas em livros e gramática. Ele ajuda os alunos a aplicarem o inglês no dia a dia de forma eficiente. 

 

Confira 6 motivos para falar inglês 

3. Coloque o inglês na sua rotina 
Uma das melhores dicas para falar inglês fluentemente também é uma das mais difíceis: estude todos os dias. 

Muitos estudantes dizem que não conseguem estudar todos os dias porque a ideia de “estudo” é uma só. Eles se imaginam sentados, com os livros abertos, fazendo exercícios por uma hora. 

Mas quando falamos de estudar todos os dias para falar inglês fluentemente, o estudo é bem mais livre do que isso. 

Estudar todos os dias pode significar usar um aplicativo de vocabulário por cinco minutos. Ou assistir uma série de meia hora. Ou ouvir um podcast enquanto vai para o trabalho. 

O mais importante é incluir o inglês na sua rotina. Nos livros que você lê, nas músicas que ouve, nos seus hobbies. Você pode estudar assistindo a um filme nos finais de semana, por exemplo. 

Quando pensamos nos estudos assim, é mais fácil entender como é possível estudar todos os dias. Você não precisa de uma hora inteira. Podem ser só quinze minutos. 

 

4. Perca o medo de falar 
Se falar inglês fluentemente é o seu objetivo, você não pode ter medo de falar. Essa é uma das maiores dificuldades de alunos em todos os níveis. 

O medo de falar inglês e cometer erros trava a maioria dos estudantes. Eles não conseguem responder perguntas ou começar conversas em inglês por causa disso. 

Esse medo tem a ver com vergonha. Se você errar, as pessoas podem julgar que você não aprendeu direito. 

Mas esse raciocínio não funciona na vida real. Todo mundo erra, principalmente quem está aprendendo algo novo. 

Se você nunca errasse no inglês, nem precisaria estar estudando. Errar, se corrigir e errar de novo faz parte do processo e até ajuda no aprendizado. 

Por isso, desde já, comece a perder o medo do erro. A melhor maneira de fazer isso é falar inglês sempre que puder, com ou sem erros. 

Assim, você vai falar inglês fluentemente em menos tempo. Afinal, vai ter tido mais oportunidades de praticar, analisar e de se corrigir. 

O caminho para a fluência tem altos e baixos. Mas, aos poucos, você vai aprimorando o idioma e aprende o que precisa para alcançar suas metas. 

No Yázigi Curitiba, você aprende a falar o idioma de língua inglesa para se tornar um verdadeiro influente em inglês. 

Entendemos que o processo de aprendizagem e a metodologia fazem toda a diferença para o aluno. E para isso, temos um método baseado na comunicação e na cultura maker para motivar os alunos a aprenderem inglês.  

Não há caminho melhor para aprender inglês do que com quem há 70 anos transforma alunos em cidadãos do mundo fluentes em inglês.  

Temos uma metodologia de ensino inovadora e que prepara você para enfrentar os desafios do mundo moderno, expressando totalmente suas ideias e se tornar aptos para defender suas causas em um mundo cada vez mais globalizado.  

Venha para a melhor curso de inglês  e conheça mais sobre a metodologia Yázigi Curitiba e encontrar a escola mais próxima de você. 

Compartilhe esse post!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Últimos Post

COMO AVALIAR SUA EVOLUÇÃO NO INGLÊS? VEJA DICAS PARA PLANEJAR O QUE MELHORAR
A melhor maneira de avaliar sua evolução no inglês é observar por meio da prática sua capacidade de compreensão sem uso de apoios!
QUAL É O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO VALENTINE´S DAY
O dia dos namorados, ou valentines day nos Estados Unidos, é sem sobra de duvidas uma das datas mais romanticas do ano. Saiba mais sobre ela neste post!
VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ENTENDER E TRADUZIR EM INGLÊS?
Quer ficar craque em um novo idioma? Então descubra a diferença entre entender e traduzir em inglês!