Matrículas Abertas

5 ESTRATÉGIAS PARA PROPORCIONAR UM DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL NOS ALUNOS
18.nov
YZG - Inglês

O desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes precisa ser tratado com prioridade dentro dos lares e das instituições de ensino. 

É sabido que cada indivíduo, mesmo ainda em fase de crescimento e amadurecimento, tem sua própria personalidade e características. 

Porém, é fundamental que dentro das escolas seja trabalhado de maneira consciente estratégias pedagógicas para o desenvolvimento emocional completo de cada aluno. 

Observar peculiaridades e levar alternativas para que todos em sala de aula, possam exercitar suas aptidões e emoções, de modo a melhorar o aprendizado e a convivência social. 

Não existe uma cartilha ou uma regra de três a ser aplicada que irá servir plenamente para todos os alunos de uma só vez. 

Adaptar-se às novas gerações e estar aberto aos desafios que o desenvolvimento emocional exige é uma tarefa que precisa ser reconhecida e abraçada por instituições de ensino e seu corpo docente. 

Confira 5 estratégias que podem ser aplicadas na rotina escolar que priorizam o desenvolvimento amplo das habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes. 

 

Desenvolvimento emocional: 5 estratégias que podem ser aplicadas dentro da sala de aula 
O ambiente escolar para ser completo e eficiente não pode se pautar apenas no conteúdo de uma apostila para cumprir a demanda obrigatória da base comum curricular. 

Um ambiente saudável precisa estar de portas abertas para acolher com afeto cada aluno que passa por suas salas de aula e corredores. 

Para isso, é importante investir em técnicas que vão além dos livros didáticos. Profissionais preparados e atualizados que vão atuar para formar cidadãos do mundo. 

Uma criança é um ser em formação que precisa aprender a lidar com infinitas questões que a todo momento surgem à sua frente. 

As emoções são parte desse universo de questionamentos e dúvidas inevitáveis para o amadurecimento da personalidade e, comportamento individual e social dos pequenos. 

Então, as escolas precisam criar disciplinas voltadas exclusivamente para o desenvolvimento emocional? 

Não. As estratégias mais eficientes mostram que dinâmicas simples realizadas dentro de sala de aula, já bastam para trabalhar todo o conjunto de habilidades socioemocionais a serem desenvolvidas. 

Uma apresentação, um debate, a prática de atividades física, aula de teatro, dança, música ou artes plásticas, uma horta, dias dedicados à família. 

Tudo isso contribui positivamente para o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes. 

Vamos conhecer algumas estratégias eficientes que ajudam no desenvolvimento emocional de alunos. 

#1 Ensine sobre emoções e sentimentos 
Uma criança em desenvolvimento não aprendeu ainda a identificar suas emoções e, muito menos as emoções e sentimentos daqueles que estão a sua volta. 

Dialogar e mostrar por meio de atividades lúdicas como jogos e contações de histórias o que são essas emoções e como lidar com elas é fundamental para o despertar da inteligência emocional dos pequenos. 

É preciso introduzir o tema usando artifícios e linguagem atrativa, de fácil compreensão e que gere o interesse da criança sobre o assunto. 

O não reconhecer das próprias emoções pode gerar na criança comportamentos diversos como introspecção, medo, frustração e angústia. 

#2 Pratique a importância do ouvir 
A disciplina e a noção das regras de comportamento social, são ensinamentos básicos que devem ser praticados e ensinados dentro da escola. 

Ouvir o que o outro tem a dizer e aguardar o melhor momento para falar e questionar é importante para o amadurecimento de todo ser humano. 

A criança e o adolescentes precisam aprender a escutar e prestar atenção no que o outro diz, seja um professor, um coleguinha ou os pais. 

Ser um ouvinte ativo ajuda a melhorar a comunicação e a capacidade de interpretação do que lhe é dito. 

Contações de histórias, rodas de conversas, atividades em grupo, telefone sem fio tudo isso são recursos que podem ser utilizados para a prática do ouvir. 

#3 Estimule a comunicação para resolução de problemas 
Por não saber lidar com as emoções e por não as ter em total desenvolvimento e amadurecimento, uma criança quando não compreendida: chora. 

Ainda na primeira infância e nos primeiros anos de vida isso é normal e aceitável. Mas ao longo do seu caminhar, chorar não é mais um recurso aceitável na hora de se comunicar ou expressar. 

O diálogo aberto e claro precisa ser ensinado e incentivado para como principal ferramenta para a resolução de problemas. 

Respirar fundo, esperar o momento de falar, usar as palavras corretas de modo ponderado, fazer uso de recursos visuais. 

Uma boa comunicação abre portas e deixa o dia a dia menos complicado. Faz parte do bom desenvolvimento emocional a capacidade de expressão como ferramenta para ter sucesso. 

Em sala de aula isso pode ser incentivado por meio de debates, apresentações, teatro, aulas de leitura, escrita e muito mais. 

#4 Amadureça a capacidade de resiliência 
Desde cedo é preciso ensinar as crianças de que nem sempre as coisas sairão como o desejado. Nem sempre elas vão obter êxito na primeira tentativa e, tudo bem. 

A frustração não pode ser um mecanismo de desistência e abandono no meio do caminho daqui que lhe foi atribuído. 

Resiliência é a capacidade de respirar fundo e tentar novamente. A capacidade de se reconstruir e usar a decepção inicial como combustível para uma segunda chance. 

Nem todas as pessoas são resilientes por natureza. Ou melhor, nem todos trazem em seu DNA a resiliência à flor da pele. 

A maioria das pessoas costumam demorar um longo período para uma segunda tentativa, por isso, amadurecer e incentivar os pequenos desde cedo a não desistirem no primeiro tropeço é muito importante. 

#5 Incentive o olhar empático 
Viver em sociedade é entender que para que o mundo possa funcionar de maneira plena e constante, precisamos viver em comunidade. 

E viver em uma sociedade, repleta de pessoas tão diferentes de nós, requer olhar para o outro de maneira gentil e empática. 

A empatia é um sentimento que, para muitos, precisa ser treinado. Olhar para a dor do outro sem pré-julgamentos, sem discurso pronto e entender que cada um tem seu modo de lidar com suas próprias angústias e medos. 

A empatia é a emoção que nos torna pessoas melhores, cidadãos preparados para viver em sociedade, preocupados com o desenvolvimento de tudo e todos a nossa volta. 

Atividades em grupo, teatro, dança, música, esportes e tudo que envolve ações coletivas são ótimas ferramenta para incentivar um olhar mais humano nas crianças. 

 

Família e escola: por que é importante estender o aprendizado para dentro dos lares? 
A escola e a família precisam caminhar lado a lado para que haja um desenvolvimento emocional amplo e eficiente desde os primeiros ciclos educacionais. 

De um lado, é necessário deixar as portas abertas para que pais e responsáveis possam participar de atividades diversas e, para que estejam sempre cientes de tudo que é passado aos pequenos. 

Do outro lado, a família precisa dar continuidade naquilo que é proposto em sala de aula. O desenvolvimento emocional infantil é complexo e passar por muitas fases. 

É importante que a família participe ativamente para que a criança não se sinta confusa, perdida e frustrada. 

Como falamos no início cada indivíduo vai ter uma maior facilidade em desenvolver determinados pontos das habilidades socioemocionais. 

Afinal, precisamos levar em conta características individuais de personalidade e comportamento. 

Mas o que não pode acontecer é adiar esse trabalho – que deverá ser em equipe -, quanto mais cedo tais questões forem trabalhadas, melhor será o desenvolvimento da criança como um todo. 

Tendo ela mais facilidade em aprender coisas novas, se concentrar, reconhecer quando algo não está bom, falar sobre seus medos e desejos. 

E, então, gostou de conhecer algumas estratégias para ajudar no desenvolvimento emocional dos alunos? Confira mais sobre o tema em nosso artigo especial: “Competências socioemocionais: quais você deve desenvolver elas nos seus alunos”. 

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