O desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes precisa ser tratado com prioridade dentro dos lares e das instituições de ensino.
É sabido que cada indivíduo, mesmo ainda em fase de crescimento e amadurecimento, tem sua própria personalidade e características.
Porém, é fundamental que dentro das escolas seja trabalhado de maneira consciente estratégias pedagógicas para o desenvolvimento emocional completo de cada aluno.
Observar peculiaridades e levar alternativas para que todos em sala de aula, possam exercitar suas aptidões e emoções, de modo a melhorar o aprendizado e a convivência social.
Não existe uma cartilha ou uma regra de três a ser aplicada que irá servir plenamente para todos os alunos de uma só vez.
Adaptar-se às novas gerações e estar aberto aos desafios que o desenvolvimento emocional exige é uma tarefa que precisa ser reconhecida e abraçada por instituições de ensino e seu corpo docente.
Confira 5 estratégias que podem ser aplicadas na rotina escolar que priorizam o desenvolvimento amplo das habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes.
Desenvolvimento emocional: 5 estratégias que podem ser aplicadas dentro da sala de aula
O ambiente escolar para ser completo e eficiente não pode se pautar apenas no conteúdo de uma apostila para cumprir a demanda obrigatória da base comum curricular.
Um ambiente saudável precisa estar de portas abertas para acolher com afeto cada aluno que passa por suas salas de aula e corredores.
Para isso, é importante investir em técnicas que vão além dos livros didáticos. Profissionais preparados e atualizados que vão atuar para formar cidadãos do mundo.
Uma criança é um ser em formação que precisa aprender a lidar com infinitas questões que a todo momento surgem à sua frente.
As emoções são parte desse universo de questionamentos e dúvidas inevitáveis para o amadurecimento da personalidade e, comportamento individual e social dos pequenos.
Então, as escolas precisam criar disciplinas voltadas exclusivamente para o desenvolvimento emocional?
Não. As estratégias mais eficientes mostram que dinâmicas simples realizadas dentro de sala de aula, já bastam para trabalhar todo o conjunto de habilidades socioemocionais a serem desenvolvidas.
Uma apresentação, um debate, a prática de atividades física, aula de teatro, dança, música ou artes plásticas, uma horta, dias dedicados à família.
Tudo isso contribui positivamente para o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes.
Vamos conhecer algumas estratégias eficientes que ajudam no desenvolvimento emocional de alunos.
#1 Ensine sobre emoções e sentimentos
Uma criança em desenvolvimento não aprendeu ainda a identificar suas emoções e, muito menos as emoções e sentimentos daqueles que estão a sua volta.
Dialogar e mostrar por meio de atividades lúdicas como jogos e contações de histórias o que são essas emoções e como lidar com elas é fundamental para o despertar da inteligência emocional dos pequenos.
É preciso introduzir o tema usando artifícios e linguagem atrativa, de fácil compreensão e que gere o interesse da criança sobre o assunto.
O não reconhecer das próprias emoções pode gerar na criança comportamentos diversos como introspecção, medo, frustração e angústia.
#2 Pratique a importância do ouvir
A disciplina e a noção das regras de comportamento social, são ensinamentos básicos que devem ser praticados e ensinados dentro da escola.
Ouvir o que o outro tem a dizer e aguardar o melhor momento para falar e questionar é importante para o amadurecimento de todo ser humano.
A criança e o adolescentes precisam aprender a escutar e prestar atenção no que o outro diz, seja um professor, um coleguinha ou os pais.
Ser um ouvinte ativo ajuda a melhorar a comunicação e a capacidade de interpretação do que lhe é dito.
Contações de histórias, rodas de conversas, atividades em grupo, telefone sem fio tudo isso são recursos que podem ser utilizados para a prática do ouvir.
#3 Estimule a comunicação para resolução de problemas
Por não saber lidar com as emoções e por não as ter em total desenvolvimento e amadurecimento, uma criança quando não compreendida: chora.
Ainda na primeira infância e nos primeiros anos de vida isso é normal e aceitável. Mas ao longo do seu caminhar, chorar não é mais um recurso aceitável na hora de se comunicar ou expressar.
O diálogo aberto e claro precisa ser ensinado e incentivado para como principal ferramenta para a resolução de problemas.
Respirar fundo, esperar o momento de falar, usar as palavras corretas de modo ponderado, fazer uso de recursos visuais.
Uma boa comunicação abre portas e deixa o dia a dia menos complicado. Faz parte do bom desenvolvimento emocional a capacidade de expressão como ferramenta para ter sucesso.
Em sala de aula isso pode ser incentivado por meio de debates, apresentações, teatro, aulas de leitura, escrita e muito mais.
#4 Amadureça a capacidade de resiliência
Desde cedo é preciso ensinar as crianças de que nem sempre as coisas sairão como o desejado. Nem sempre elas vão obter êxito na primeira tentativa e, tudo bem.
A frustração não pode ser um mecanismo de desistência e abandono no meio do caminho daqui que lhe foi atribuído.
Resiliência é a capacidade de respirar fundo e tentar novamente. A capacidade de se reconstruir e usar a decepção inicial como combustível para uma segunda chance.
Nem todas as pessoas são resilientes por natureza. Ou melhor, nem todos trazem em seu DNA a resiliência à flor da pele.
A maioria das pessoas costumam demorar um longo período para uma segunda tentativa, por isso, amadurecer e incentivar os pequenos desde cedo a não desistirem no primeiro tropeço é muito importante.
#5 Incentive o olhar empático
Viver em sociedade é entender que para que o mundo possa funcionar de maneira plena e constante, precisamos viver em comunidade.
E viver em uma sociedade, repleta de pessoas tão diferentes de nós, requer olhar para o outro de maneira gentil e empática.
A empatia é um sentimento que, para muitos, precisa ser treinado. Olhar para a dor do outro sem pré-julgamentos, sem discurso pronto e entender que cada um tem seu modo de lidar com suas próprias angústias e medos.
A empatia é a emoção que nos torna pessoas melhores, cidadãos preparados para viver em sociedade, preocupados com o desenvolvimento de tudo e todos a nossa volta.
Atividades em grupo, teatro, dança, música, esportes e tudo que envolve ações coletivas são ótimas ferramenta para incentivar um olhar mais humano nas crianças.
Família e escola: por que é importante estender o aprendizado para dentro dos lares?
A escola e a família precisam caminhar lado a lado para que haja um desenvolvimento emocional amplo e eficiente desde os primeiros ciclos educacionais.
De um lado, é necessário deixar as portas abertas para que pais e responsáveis possam participar de atividades diversas e, para que estejam sempre cientes de tudo que é passado aos pequenos.
Do outro lado, a família precisa dar continuidade naquilo que é proposto em sala de aula. O desenvolvimento emocional infantil é complexo e passar por muitas fases.
É importante que a família participe ativamente para que a criança não se sinta confusa, perdida e frustrada.
Como falamos no início cada indivíduo vai ter uma maior facilidade em desenvolver determinados pontos das habilidades socioemocionais.
Afinal, precisamos levar em conta características individuais de personalidade e comportamento.
Mas o que não pode acontecer é adiar esse trabalho – que deverá ser em equipe -, quanto mais cedo tais questões forem trabalhadas, melhor será o desenvolvimento da criança como um todo.
Tendo ela mais facilidade em aprender coisas novas, se concentrar, reconhecer quando algo não está bom, falar sobre seus medos e desejos.
E, então, gostou de conhecer algumas estratégias para ajudar no desenvolvimento emocional dos alunos? Confira mais sobre o tema em nosso artigo especial: “Competências socioemocionais: quais você deve desenvolver elas nos seus alunos”.