Matrículas Abertas

5 PEÇAS DE TEATRO INTERNACIONAL QUE INSPIRARAM FILMES
20.set
YZG - Inglês

Falamos muito de como filmes, séries e músicas podem nos ajudar a aprender inglês. Porém, peças de teatro também podem entrar nessa lista.

Elas nos ajudam a aprender tanto quando lemos seu roteiro quanto quando assistimos à interpretação.

É uma forma de treinar a compreensão oral e escrita. Para melhorar a expressão, você pode descobrir o ator que há em você interpretando algumas cenas das suas peças favoritas.

Muitas pessoas não vão muito ao teatro e acreditam que conhecem poucas peças. No entanto, hoje em dia, inúmeras peças já foram adaptadas para o cinema.

Abaixo, vamos dar algumas dicas de peças de teatro que foram adaptadas para você assistir em casa e treinar seu inglês. Confira:

5 peças de teatro que viraram filmes
Peças de teatro de todas as épocas podem ser adaptadas para o cinema. Algumas adaptações são bem fiéis à obra original. Outras, apenas seguem a mesma direção e sentido.

Seja como for, as adaptações são uma ótima forma de conhecer essas peças de teatro sem sair de casa. Também podem ajudar a aprender e treinar o inglês.

Confira nossas dicas a seguir:

1. Into the Woods
A peça de teatro musical escrita por Stephen Sondheim estreou em 1986. Primeiro, em San Diego e, a partir de 1987, também na Broadway.

Sua história é inspirada em contos de fadas clássicos dos irmãos Grimm, como Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel e Cinderela.

Todas elas são interligadas a um casal, o padeiro e sua esposa, e uma maldição que uma bruxa colocou sobre eles.

A peça foi elogiada desde sua primeira exibição. Em 1987, venceu muitos prêmios Tony. Entre eles, Melhor Trilha Sonora, Melhores Atriz em Musical e Melhor Libreto.

O filme inspirado por essa peça foi Caminhos da Floresta, de 2014. Ele é estrelado por Emily Blunt e James Corden nos papéis de padeiro e sua esposa.

O elenco ainda conta com Meryl Streep, Anna Kendrick, Chris Pine e Johnny Depp. Os produtores mantiveram algumas das músicas originais e sua história envolvente.

Você pode assistir no Disney+ e se divertir enquanto canta com os personagens!

2. Fences
Essa peça de 1983 foi escrita pelo renomado dramaturgo August Wilson. Ela faz parte de uma série de dez produções de Wilson que se chama Pittsburgh Cycle.

A história, que se passa em 1950, explora as relações dentro de uma família afro-americana. Temas como racismo estrutural e internalizado são abordados de forma crua e comovente.

Além disso, a peça explora a dinâmica do casamento e como as relações de poder entre homens e mulheres funcionavam na época.

A recepção foi excelente, tanto do público quanto da crítica. Fences ganhou o Tony de Melhor Peça de Teatro e o Pulitzer do Teatro em 1987.

O filme baseado nessa peça se chama, em português, Um Limite Entre Nós. Ele é protagonizado por Denzel Washington, Viola Davis e Jovan Adepo.

Assim como a peça, o filme teve uma ótima recepção. Viola Davis ganhou um Oscar, um Globo de Ouro e um Screen Actors Guild, entre outros prêmios, pelo papel.

Assista na Netflix ou no GloboPlay e se emocione com essa história.

 

3. Tick, tick... BOOM!
Tick, tick... BOOM! é um monólogo escrito pelo compositor e escritor Jonathan Larson. O texto original era interpretado pelo próprio escritor, e se trata de uma autobiografia.

A peça foi lançada em 1991 e realizada em grandes palcos da região off-Broadway. Primeiro, ela se chamava “30/90” e, então, “Boho Days”. O título final só foi dado pouco antes da estreia.

Tick, tick... BOOM! mistura narrativa e música para contar a história de como a primeira peça de Larson, Superbia, foi rejeitada.

Por meio da peça, Larson expressa seu medo do fracasso, a vontade de ir além e seus relacionamentos com os amigos.

A peça ganhou um filme em 2021, com Andrew Garfield como Jonathan Larson. O ator ganhou um Globo de Ouro pelo papel.

Você pode conferir essa homenagem ao grande compositor na Netflix.

4. Macbeth
É claro que essa lista de peças de teatro precisa incluir uma peça de William Shakespeare. Afinal, o dramaturgo inglês já inspirou mais de 400 interpretações audiovisuais!

Macbeth é uma de suas peças mais famosas. Estima-se que tenha sido escrita entre 1603 e 1607. O primeiro relato de sua apresentação é de 1611, e o texto foi publicado em 1623.

Na história, um general escocês ouve um presságio de três bruxas que dizem que ele será o novo monarca. Então, ele e sua esposa planejam a morte do rei.

Uma curiosidade sobre a peça: acredita-se que ela é amaldiçoada. Por isso, é comum que não se diga o nome dela em voz alta. Ela é referida, então, como “a peça escocesa”.

Foram muitas as adaptações de Macbeth para o cinema. Uma das mais recentes é de 2015 e se chama Macbeth: Ambição e Guerra.

Nela, Macbeth e Lady Macbeth são interpretados por Michael Fassbender e Marion Cotillard. Você pode assistir a essa versão na HBO Max ou na Apple TV.

5. Ma Rainey’s Black Bottom
Mais uma peça de August Wilson para encerrar a lista. Ma Rainey’s Black Bottom foi lançada em 1982 e também faz parte do Pittsburgh Cycle.

Ela relata a história de Ma Rainey, uma cantora de blues real da década de 1920 que é considerada a mãe do blues.

Com uma banda formada por pessoas negras e um empresário branco, Ma Rainey se vê em uma batalha em uma indústria racista.

O filme de 2020 se chama A Voz Suprema do Blues, onde Ma Rainey é interpretada por Viola Davis.

Ele teve uma crítica positiva, principalmente pela atuação de Davis e de Chadwick Boseman, um trompetista que quer ser bem-sucedido.

Você pode assistir ao filme na Netflix e se emocionar com as músicas e a história da mãe do blues.

Os palcos trazem sempre produções criativas e surpreendentes. Vale a pena adicionar peças de teatro no seu estudo de inglês.

A metodologia Yázigi Curitiba incentiva o consumo da cultura para aprender inglês e expandir seus horizontes. Encontre a escola mais próxima e saiba mais!

Venha para o melhor curso de inglês de Curitiba,!

Compartilhe esse post!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Últimos Post

COMO AVALIAR SUA EVOLUÇÃO NO INGLÊS? VEJA DICAS PARA PLANEJAR O QUE MELHORAR
A melhor maneira de avaliar sua evolução no inglês é observar por meio da prática sua capacidade de compreensão sem uso de apoios!
QUAL É O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO VALENTINE´S DAY
O dia dos namorados, ou valentines day nos Estados Unidos, é sem sobra de duvidas uma das datas mais romanticas do ano. Saiba mais sobre ela neste post!
VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ENTENDER E TRADUZIR EM INGLÊS?
Quer ficar craque em um novo idioma? Então descubra a diferença entre entender e traduzir em inglês!