Matrículas Abertas

BLACK FRIDAY NOS ESTADOS UNIDOS: O QUE É ESSA DATA?
04.nov
YZG - Inglês

Muito provavelmente você já ouviu falar da Black Friday, certo? Principalmente com a época de Natal se aproximando, somos anualmente bombardeados de posts e comerciais que abordam esse assunto. Na TV, na internet, no rádio, todos os veículos de comunicação, quando chegam os meses de outubro e novembro, nos lembram da data. 

E todo esse alvoroço é justificável. De fato, a Black Friday traz para os clientes oportunidades de ofertas e descontos bem interessantes. Perfeito para quem quer preparar os presentes de fim de ano sem pesar muito no bolso. 

Mas e aí, você sabe sobre o início desse dia cheio de liquidações? Teve algum evento específico? Bem, podemos adiantar que existem algumas teorias sobre a verdadeira origem da Black Friday. 

Quer saber mais sobre? Nesse artigo, separamos algumas curiosidades interessantíssimas sobre a Black Friday.  Siga a leitura! 

O que é Black Friday? 
Em resumo, Black Friday é um marco da cultura contemporânea, classificado como evento comercial que ocorre todo ano na quarta sexta-feira do mês de novembro. 

Tradicionalmente, ela é uma derivação direta do Dia de Ação de Graças, acontecendo um dia depois desse que é um dos feriados mais importantes da cultura estadunidense. 

Nesse dia, lojas de todos os cantos do mundo anunciam milhares de descontos e promoções. O grande foco dos comerciantes é dar a largada para a temporada de compras de Natal, esvaziar o estoque restante e aquecer os motores para a nova leva de negociações. 

Dessa forma, temos diversos casos de materiais que são comercializados a preços realmente muito menores quando comparado ao restante do ano. 

No dia da Black Friday, diversas lojas varejistas abrem as portas mais cedo e estendem o expediente até mais tarde. Tudo isso visando chamar o maior número possível de compradores. 

O boom dessa grande e famosa liquidação ganhou corpo nos Estados Unidos durante o século XX. No entanto, foi a partir das décadas 80/90 que o evento começou a se tornar o grande fenômeno comercial que conhecemos hoje. Assim, a data é marcada como uma possibilidade de ouro para pessoas comprarem especialmente produtos eletrônicos por um preço mais acessível. 

Com a repercussão estrondosa que teve em seu país de origem, a sexta-feira negra naturalmente ultrapassou fronteiras e ganhou força em diversas partes do mundo. 

Apesar de ser uma tradição com mais de 30 anos nos EUA, podemos dizer que ela está dando seus primeiros passos em terras brasileiras. Em nosso país, só em 2010 que a ação surgiu e aos poucos foi crescendo. Hoje, ela já está bastante ativa em nosso cotidiano. Junto com o mês de outubro, começam os anúncios da Black Friday pelas redes sociais, televisão e jornais. 

 

 

 

Aprenda a gramática básica do inglês com nosso e-book gratuito.

  
O que é a Cyber Monday? 
Como citamos anteriormente, a Black Friday é uma excelente oportunidade para comprar produtos eletrônicos, normalmente muito caros. 

Nesse contexto, você sabia que a Black Friday acabou gerando um dia específico para a venda especialmente de artigos eletrônicos e de informática? 

Pela grande popularidade que esse tipo de produto ganhou entre os consumidores durante a Black Friday, as lojas criaram um dia específico para esse campo. 

Sendo assim, Cyber Monday ocorre na primeira segunda após o Dia de Ação de Graças. Nesse caso, as atenções são voltadas exclusivamente para o e-commerce, que traz diversas ofertas de celulares, consoles e computadores. 

Qual a origem da Black Friday? 
Bem, a verdade é que a real origem da Black Friday até hoje é desconhecida e gera diversas discussões. Sendo assim, os relatos sobre como a data surgiu divergem bastante. 

O termo “Black Friday” foi utilizado pela primeira vez durante a crise financeira que impactou os EUA no dia 14 de setembro de 1869. Dois especuladores, Jay Gould e James Fisk, tentaram tomar o mercado do ouro na bolsa de Nova York, aproveitando essa brecha. Para se esquivar dos impactos que esse grande problema poderia trazer, o governo americano precisou elevar a oferta da matéria-prima no mercado, o que ocasionou em uma redução brusca nos valores. 

No entanto, a Black Friday do jeito que conhecemos hoje deu as caras na Filadélfia da década de 60. Os policiais da cidade denominavam a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças dessa maneira. 

Normalmente, partidas importantes de futebol americano ocorrem em paralelo a esses feriados. Assim, em decorrência da quantidade de pessoas e carros trafegando nas ruas por conta dos jogos e feriados durante essa sexta, a polícia se referia ao dia dessa maneira. 

 

A Black Friday no Brasil 
Mesmo com o estrondoso sucesso no exterior, a data demorou um pouco mais até chegar em nossas terras. A primeira Black Friday a desembarcar por aqui foi no dia 28 de novembro de 2010, sendo 100% online. Nessa ocasião, mais de 50 lojas varejistas se reuniram durante essa primeira “edição” brasileira. 

Com esse ponto de partida, em 2013 a Black Friday se firmou como uma data essencial para o e-commerce brasileiro e bastante presente na rotina do brasileiro. As vendas no Brasil bateram recordes, contando com lojas varejistas que faturaram um total de R$770 milhões em apenas um dia. 

E esses valores expressivos iam desde bens como eletrodomésticos, móveis, roupas, até serviços, como cursos, viagens e festas infantis. 

Como vimos ao decorrer do texto, a Black Friday é um fenômeno mundial. E ano após ano ela ganha ainda mais força e espaço no mercado, inclusive no Brasil. 

E aí, que tal utilizar esse verdadeiro evento em todo mundo para exercitar o inglês e incrementar seu vocabulário? Nos dias que antecedem a Black Friday, você pode ouvir diversos termos muito específicos daquela data. Sendo assim, é importante ficar esperto e conhecer algumas expressões utilizadas durante esse período. 

Para te ajudar nessa missão, preparamos para você um artigo com vocabulário de compras em inglês. Aprenda já! 

Compartilhe esse post!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Últimos Post

COMO AVALIAR SUA EVOLUÇÃO NO INGLÊS? VEJA DICAS PARA PLANEJAR O QUE MELHORAR
A melhor maneira de avaliar sua evolução no inglês é observar por meio da prática sua capacidade de compreensão sem uso de apoios!
QUAL É O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO VALENTINE´S DAY
O dia dos namorados, ou valentines day nos Estados Unidos, é sem sobra de duvidas uma das datas mais romanticas do ano. Saiba mais sobre ela neste post!
VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ENTENDER E TRADUZIR EM INGLÊS?
Quer ficar craque em um novo idioma? Então descubra a diferença entre entender e traduzir em inglês!