Se engana e muito quem acha que uma aula de inglês se limita em apenas sentar na carteira e ler uma gramática por horas. Além de ser totalmente entediante para o aluno, essa abordagem pode falhar bastante no maior objetivo de um curso de línguas: ensinar um novo idioma.
Considerando esse ponto, podemos afirmar que uma aula de inglês é muito mais do que entender a teoria da língua. O aprendizado deve transcender o limite da sala de aula. O aluno que compreende isso certamente conseguirá extrair o melhor que um curso de idiomas pode oferecer.
Mas colocando esse raciocínio na prática: como de fato aproveitar melhor a aula de inglês?
Para tirar essa dúvida e te ajudar nesse objetivo, separamos algumas dicas de ouro que você deve seguir. Confira abaixo!
Bem, vamos dividir esse post em duas partes: em casa e na sala de aula. Afinal, existem formas de desenvolver o idioma no próprio curso durante as aulas e no seu dia a dia. Confira abaixo:
O primeiro e fundamental ponto para você conseguir extrair o máximo de sua aula de inglês é ser participativo.
Lembre-se: a sala de aula é uma espécie de laboratório em que o aluno pode testar sem medo suas habilidades.
Portanto, não fique com vergonha de levantar a mão, falar, ajudar o professor e se envolver totalmente nas atividades propostas durante os minutos de aula de inglês.
Para que o aprendizado seja pleno, um outro ponto muito importante é deixar bastante claro na sua cabeça o motivo que fez você procurar uma aula de inglês. Foi para melhorar o currículo? Por hobby? Preparar para uma viagem internacional?
Ter esse objetivo definido te ajudará a se motivar nos momentos mais difíceis e usufruir tudo que o curso oferece.
Sim, sabemos que por vezes, quando você chega em casa, a única coisa que quer fazer é tomar um banho e assistir televisão ou jogar videogame. Mas lembre-se do tópico anterior. Mantenha o foco no seu objetivo!
Se o seu professor passou atividades, não postergue. Faça assim que possível. Os exercícios para casa são excelentes maneiras de manter o que você aprendeu na aula de inglês fresquinho na sua cabeça. Portanto, não deixe a preguiça vencer. Caia de cabeça nos livros e vai!
Quem não ama música, não é verdade? Especialmente nos últimos anos em que os streamings e plataformas como o Spotify ganharam cada vez mais força, esse tipo de arte tornou-se uma peça fundamental na vida de todo mundo.
E você sabia que dá para utilizar a música como aliada na hora de aprender inglês? E melhor: essa missão nem é difícil! Na verdade, você só precisa pegar a letra de suas músicas favoritas e ir acompanhando. Aos pouquinhos, será mais fácil assimilar o que o cantor está falando na letra.
Já que falamos da música, é impossível não reservar um espacinho especial para produções cinematográficas. Diz para a gente: provavelmente você acompanha alguma (ou algumas!) série, não é mesmo? Que tal tentar assistir com o áudio original e legenda em inglês?
Sim, no comecinho será um pouco complicado. Provavelmente você terá que voltar a cena algumas vezes. Mas com a prática, vem o costume e deixa tudo mais fácil.
Uma dica para facilitar o processo é escolher uma série que você já viu. Por conhecer o contexto da trama, será mais simples focar apenas no listening.
Para completar a trindade das preferências da galera hoje em dia, fechamos com os games. Assim como no caso dos filmes, você pode utilizar seus jogos favoritos para aprender inglês.
Sabe aquele game que você já zerou tantas vezes que consegue fazer até speedrun? Então. Jogue mais uma vez, mas focando nessa interação entre os personagens. Certamente isso irá te ajudar bastante.
Além disso, para os apaixonados por jogos online, uma outra dica é apostar em games que contem com chats de voz com pessoas de outros países. Além de fazer novos amigos de culturas diferentes, você também estará exercitando na prática o speaking e o listening.
Vamos combinar: a maior parte de nossos dias passamos olhando para a tela do celular, não é mesmo? Que tal utilizar isso ao nosso favor na hora de aprender inglês?
Uma dica de ouro é mudar o idioma tanto de seu celular quanto dos aplicativos para o inglês. Assim, você terá esse contato direto com a língua.
Devemos destacar a importância de treinar o speaking. Afinal, assim como tudo no inglês, você só vai conseguir desenvolver esse campo praticando bastante.
E existem diversas maneiras de exercitar o speaking. Na própria sala de aula, por exemplo, você pode conversar com seus colegas em inglês.
Por último mas não menos importante, contar com um bom curso de inglês nessa caminhada é meio caminho andado.
O Yázigi é um curso com o foco de mudar vidas com o intermédio do ensino de idiomas. A franquia, que foi criada há 70 anos, é referência nacional de excelência em línguas. Acumulando mais de 29 Selos de excelência da Associação Brasileira de Franchising, o Yázigi figura entre as marcas com maior peso e respeito na área.
Desde o começo de sua história, o Yázigi traz um retrospecto visionário de inovações, sendo pioneiro no ramo de ensino de linguagens no Brasil. Além disso, a posição de primeiro curso de idiomas a somar a internet com sala de aula também é do Yázigi.
Sendo assim, a maior meta do Yázigi é fornecer aos nossos alunos os recursos necessários para que se tornem cidadãos cada vez melhores.