Matrículas Abertas

COMO AVALIAR SUA EVOLUÇÃO NO INGLÊS? VEJA DICAS PARA PLANEJAR O QUE MELHORAR
07.fev
YZG - Inglês

Todo mundo que começa a aprender um novo idioma sente a ansiedade em querer rapidamente chegar à fluência e, acaba esquecendo que a evolução no inglês é conquistada passo a passo. 

E não apenas isso, o progresso é feito de maneira muito individual e particular. Há quem tenha mais facilidade, há quem demore um tempo maior para avançar de nível. E tudo bem. 

Mais do que tirar boas notas nos testes aplicados em sala de aula, a evolução no inglês precisa ser medida e sentida na prática do dia a dia. 

É necessário que o aluno seja sincero consigo mesmo, avalie sua capacidade de compreensão e evolução com clareza e, assim, siga para novos ciclos com firmeza. 

Confira algumas dicas de como avaliar sua evolução no inglês e como destravar no idioma sem medo, com mais eficiência e sem sofrimento. 

Reading, listening, writing, speaking: os 4 pilares da evolução no inglês! 

Progredir no aprendizado de uma nova língua é conquistar independência e autonomia para falar, ler, escrever e ouvir sem bloqueios e interrupções na comunicação. 

Não existe uma tabela ou uma métrica pré-fabricada onde possamos colocar todos os alunos em um mesmo quadrado e, assim, garantir que todos terão o mesmo aprendizado em um mesmo período. 

Cada pessoa evolui no seu tempo e tal evolução, também, pode ser vista e pontuada com avaliações periódicas. E, também, por meio de outros métodos. 

Falar um idioma fluentemente está na capacidade de se comunicar, compreender e ser compreendido livremente. 

Quantas vezes você já não ouviu alguém dizer: sou fluente em inglês, leio e escuto bem, mas travo na hora de falar e, às vezes, me perco quando estou ouvindo frases longas? 

Para saber que você está evoluindo no idioma é preciso prestar muita atenção aos 4 pilares básicos de comunicação: 

Reading 

Sua capacidade de ler e compreender textos diversos. 

Listening 

Sua capacidade de ouvir e entender o que é dito. 

Writing 

Sua capacidade de escrever usando corretamente a gramática e ortografia ampla. 

Speaking 

Sua capacidade de formar frases e falar de maneira clara em diferentes contextos e situações. 

 

Parece meio óbvio, mas a melhor métrica para avaliar a sua evolução no inglês é prestar atenção a sua capacidade de se comunicar sem a necessidade de instrumentos de apoio. 

Ou seja, sem pesquisar por palavras, sem tradutores, dicionários e legendas em português. E como você consegue isso? Praticando, traçando metas e tendo disciplina aplicada. 

Não há como evoluir no inglês ou em qualquer outro idioma se você não dedicar algum tempo do seu dia (todo dia) aos estudos. 

É necessário treino, aplicação daquilo que é aprendido em sala de aula e repetição para alcançar o objetivo final. 

Dentro do conjunto de formação de idiomas é comum a chamada “triagem de nível”, que separa os alunos em turmas de acordo com o seu conhecimento. 

E eles são: 

Básico 

Alunos iniciantes que possuem pouco ou nenhum conhecimento no idioma e vão começar a ter o primeiro contato com ele. 

Intermediário 1 

Alunos que já tem uma pequena base, mas ainda não possuem um vocabulário rico e nem conseguem formular frases e respostas espontâneas sozinhos. 

Intermediário 2 

Alunos que já tem uma boa noção do idioma, conseguem ter uma compreensão significativa, mas ainda precisam lapidar e ampliar seus conhecimentos. 

Avançado 

Alunos que já possuem um vocabulário amplo, conseguem ler, escrever, falar e ouvir em inglês sem grandes dificuldades. 

Fluente 

Aqueles que conseguem manter um diálogo escrito ou falado sem dificuldades, sabem fazer uso de expressões e frases formais e informais tranquilamente. 

Mas como saber qual nível de fato você está e como avançar para conseguir chegar à fluência mais rapidamente? 

Por meio da observação. É preciso que você se autoavalie o tempo todo. É preciso sair da sua zona de conforto e observar como você se comporta usando o idioma em situações diversas. 

Ou seja, qual seu nível de compreensão de um diálogo em um filme há 3 meses atrás se comparado a hoje? 

Quantas palavras novas você agregou ao seu vocabulário? Você ainda pensa em português e depois traduz o que deseja falar? 

Ao escrever uma mensagem, você ainda passa no tradutor instantâneo para confirmar se está tudo correto? 

Quão à vontade você se sente ao usar o inglês no seu dia a dia? Já consegue cantar e reconhecer as letras da sua banda favorita? 

A capacidade de compreensão em todos os meios de comunicação é o melhor termômetro para saber sua evolução no inglês. 

E isso só você será capaz de sentir e afirmar com precisão e verdade. Quanto mais você se expõe ao idioma, mais você pratica e consequentemente mais você evolui. 

Teste-se o tempo inteiro. Você só vai ter conhecimento sobre sua evolução e progresso se testando e saindo da sua zona de conforto. 

Fora da sala de aula: mude seus hábitos para progredir mais rapidamente 

A sala de aula nos dá a base, os caminhos e veículos para que possamos aprender um idioma de maneira correta e progressiva. 

Mas a evolução será conquistada de forma mais eficiente ou mais rápida se você continuar os estudos em situações do seu dia a dia. 

O aprendizado em inglês precisa ser uma dinâmica contínua em sua rotina. É necessário explorar tudo que está ao redor para conseguir praticar usando ferramentas múltiplas. 

Além disso, o contato com o idioma em diferentes formas, vai ser o termômetro perfeito para sentir sua real evolução. 

Mas como transformar o dia a dia em benefício da fluência no inglês? 

Livros 

Comece a inserir na sua rotina um tempinho dedicado à leitura e, claro, com títulos em inglês. Pode até ser um clássico que você já conheça a história em português. 

A ideia é você testar sua compreensão em leituras longas. Se acostumar com a estrutura textual, com o uso de palavras e expressões que, muitas vezes, não são usadas no dia a dia. 

Anote as palavras que não sabe o significado. Guarde – coloque o dia em que se deparou com tais palavras. 

Com o passar do tempo, veja quantas palavras ainda não consegue identificar. Faça uma porcentagem para medir sua evolução e a ampliação do seu vocabulário. 

Séries e filmes 

Consuma séries e filmes, mas para aprender. Assista sem legenda ou com legenda em inglês. Caso tenha muita dificuldade em assimilar o que o foi dito, reveja com legenda em português. 

Observe o quão rápido está sua capacidade de compreensão auditiva. 

No começo, mesmo para quem já está no nível avançado, vai ser estranho e até incomodo assistir em inglês e sem legenda. 

Mas é uma questão de costume. Com o passar do tempo, você terá mais segurança e mesmo que uma coisa ou outra passe batido, não tem problema. 

Uma dica: busque por conteúdos que tragam diferentes sotaques do inglês. Produções americanas, inglesas, australianas e mais. 

Música e podcast 

Músicas e podcasts são outras excelentes ferramentas para testar sua evolução no inglês. Além de ser uma fonte ótima de entretenimento é possível ampliar bastante seu vocabulário informal. 

Ao contrário dos filmes e séries, aqui não há como ter legendas, logo você será forçado a trabalhar mais o listening. 

A música ainda ajuda na pronúncia, no falar cantando junto. Ouça várias vezes o mesmo conteúdo, dando certo espaço de tempo e veja o que mudou. 

Lives e stream 

Lives e stream nas redes sociais são ótimos para testar quão bom está seu inglês. Em geral, tudo é feito e falado freneticamente, no ritmo normal de conversação de um nativo. 

Além disso, é possível acompanhar as mensagens enviadas pelo público. É um teste bem interessante para quem está aprendendo uma segunda língua. 

Veja o quanto você entende, anote as principais dúvidas e repita o processo de tempos em tempos. 

Bate-papo com nativos 

Existem muitos aplicativos que conectam pessoas de diferentes lugares do mundo para que possam conversar, trocar experiências, cultura e, claro, praticar um idioma desejado. 

Busque por essas ferramentas e converse com nativos ou com pessoas fluentes em inglês. Não se cobre por perfeição. 

Apenas converse sobre assuntos aleatórios, veja o quão rápido você consegue responder. Busque variar as alternativas de comunicação: escrita e oral. 

Medir a evolução no inglês depende unicamente de você colocar em prática aquilo que é passando em sala de aula. 

Não tenha medo de errar. Teste sua capacidade de raciocínio e de compreensão sempre que possível usando todos os recursos que tiver disponível. 

De tempos em tempos, peça para realizar testes de triagem de nível com seu professor e, caso tenha segurança, pule para uma turma mais avançada. 

Lembre-se que o desafio faz parte do progresso e não há como evoluir sem sair da sua zona de conforto. 

Quer evoluir no inglês e se tornar um cidadão do mundo? Então, corre agora para o Yázigi mais próximo e realize seu sonho de se tornar fluente! 

Venha fazer parte da melhor escola de inglês de Curitiba.

Compartilhe esse post!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Últimos Post

COMO AVALIAR SUA EVOLUÇÃO NO INGLÊS? VEJA DICAS PARA PLANEJAR O QUE MELHORAR
A melhor maneira de avaliar sua evolução no inglês é observar por meio da prática sua capacidade de compreensão sem uso de apoios!
QUAL É O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO VALENTINE´S DAY
O dia dos namorados, ou valentines day nos Estados Unidos, é sem sobra de duvidas uma das datas mais romanticas do ano. Saiba mais sobre ela neste post!
VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ENTENDER E TRADUZIR EM INGLÊS?
Quer ficar craque em um novo idioma? Então descubra a diferença entre entender e traduzir em inglês!