Matrículas Abertas

GUIA BÁSICO: O QUE UM ALUNO PRECISA FAZER PARA APRENDER INGLÊS DE FORMA EFICIENTE?
09.jul
YZG - Inglês

Para aqueles que almejam subir na carreira e se destacar no mercado de trabalho, aprender inglês é um requisito obrigatório. Isso porque, como se sabe, o inglês é o idioma mais falado do mundo, e a procura por profissionais com alto nível de proficiência na língua vem crescendo a cada ano. 

Além disso, fora o lado profissional, existem outros motivos pelo qual você deveria começar aprender inglês: conseguir se comunicar durante uma partida de videogame online, possibilidade de novas amizades e viagens para o exterior são algumas das razões. 

E estamos aqui para falar que aprender inglês não é difícil. Com estudo, dedicação e um apoio você irá conseguir ser fluente na língua inglesa. 

Separamos algumas dicas de organização e produtividade que certamente irão te ajudar durante sua maratona de estudos. 

Confira 8 dicas importantes para aprender inglês 
1. Quando estiver estudando, evite usar o celular
Esse é, sem dúvidas, um dos principais vilões quando se quer aprender inglês. Na era da comunicação, é normal que estejamos conectados o tempo todo e, consequentemente, mexendo nos nossos celulares durante boa parte do dia. 

Entretanto, o problema é quando permitimos que esses dispositivos tirem a nossa atenção em momentos indevidos, como por exemplo, durante nossos estudos. Dessa forma, se distrair com as suas redes sociais ou com aquele vídeo aparentemente inofensivo no Youtube, pode retardar o seu processo de aprendizagem e distanciar você do sonho de se tornar fluente na língua inglesa. 

2. Mantenha o ambiente e os seus materiais de estudo organizados
A princípio, escolha um canto da sua casa para estudar e procure manter esse espaço sempre arrumado, deixando seus materiais de estudo organizados, como lápis, caneta, caderno e os seus livros. Além disso, faça um cronograma de todos os tópicos que serão abordados no dia seguinte, deixando separado recortes de revistas, vídeos e links da internet. 

Em suma, manter seu ambiente de estudo limpo e com seus materiais alinhados, seguramente te dará mais ânimo e disposição durante sua jornada rumo a fluência na língua. 

3. Utilize músicas e filmes para aprimorar seu vocabulário
Atualmente, a maior parte dos serviços de streaming relacionados a filmes e séries, oferecem legendas em diversos idiomas para aqueles que não gostam de assistir nada dublado. Da mesma forma, aplicativos de música costumam deixar a letra das músicas disponíveis para os usuários, enquanto elas estão sendo reproduzidas ao fundo. 

Em outras palavras, tanto apps de filmes e séries (Netflix, HBO, Star+), como apps de música (Spotify, Deezer e Apple Music), são ferramentas poderosíssimas para aprender inglês. 

Assim, caso você assine algum desses serviços, lembre-se de explorá-los o máximo que você puder. Assista a filmes legendados e tente identificar padrões e o significado das palavras que estão sendo ditas. Fora isso, busque na internet a tradução das suas músicas favoritas e registre no seu caderno o significado das palavras que você não conhece. 

Em síntese, essa prática fará com que você desenvolva o seu vocabulário e se familiarize com o inglês falado com mais facilidade. 

4. Para aprender inglês, pratique todos os dias
Conforme orientado por professores, no início da sua jornada de aprendizagem, é essencial que você estude todos os dias. É melhor ter pelo menos uma hora de estudo diária do que praticar o idioma apenas 1 dia e no restante da semana não usar o inglês. 

Dessa forma, organize a sua agenda semanal e adicione uma hora de estudo da língua inglesa para cada dia da semana. Algumas pessoas se sentem melhor estudando de manhã, outras se sentem melhor estudando de madrugada.  

O fato é que, independentemente do horário que for melhor para você, procure não baixar o ritmo e respeitar o tempo mínimo de estudo. Isso será fundamental para a sua evolução, além de fazer com que você se sinta mais à vontade com o idioma. 

5. Não se prenda apenas a parte gramatical
Aprender inglês é estudar e compreender toda a forma de comunicação na língua: a escrita, a fala, a compreensão e a leitura. 

É importante saber a parte gramatical que vemos nos livros didáticos. Mas não pare por aí! Procure formas de usar a gramática e praticar o inglês em todas as situações. 

Uma dica para isso é separar os seus dias em seções, onde em cada uma dessas seções você irá focar em um tema diferente. 

Por exemplo, de segunda e terça, você pode focar em exercícios voltados para o seu listening. De quarta e quinta, exercícios voltados para o seu speaking. Sexta e sábado, reading. Por fim, no domingo, estude alguns tópicos gramaticais dos quais você tem dúvida e busque melhorar o seu writing. 

6. Estude gírias e expressões
De antemão, é preciso salientar que o inglês falado por nativos da língua inglesa, conforme já abordado nesse texto, é muito diferente do inglês praticado pelo seu professor de inglês, por exemplo. Nesse sentido, se familiarizar com as gírias e as expressões do idioma, te ajudarão a se comunicar melhor no dia a dia e a compreender diálogos mais complexos. 

Além disso, ao se aprofundar nesse estudo, você perceberá que algumas gírias utilizadas por norte-americanos, por exemplo, se parecem bastante com algumas das gírias que utilizamos aqui. 

7. Aprenda inglês com seus artistas favoritos nas redes sociais
Frequentemente, artistas internacionais costumam ser bastantes ativos em suas redes sociais, postando conteúdos diariamente e todos eles em inglês. Assim, siga as celebridades que você mais gosta nas mídias sociais e tente interpretar as legendas contidas em suas fotos, já que essa é uma excelente forma de aumentar o seu vocabulário e desenvolver sua capacidade de leitura. 

8. Procure não se comparar com os outros
Aprender inglês, para cada pessoa, pode ter um nível de facilidade ou dificuldade diferente. Portanto evite comparar-se com as pessoas ao seu redor. 

Ao invés disso, compare-se sempre com você mesmo. Avalie como você estava no início da jornada de aprendizagem e hoje, como você tinha dificuldade em alguma questão e como está nela agora. 

Tudo o que você precisa fazer é se manter focado na sua jornada de aprendizagem e procure sempre ter uma meta do porquê você está aprendendo a falar inglês e como vai alcançá-la. 

Gostou das dicas para aprender inglês? Conte com o Yázigi Curitiba para avançar no seu aprendizado em inglês e ter todo o apoio para se tornar fluente no idioma. Somos uma escola de idiomas com uma metodologia inovadora e voltada para transformar nossos alunos em cidadãos do mundo. 

Não deixe de colocar todos os temas em prática para se tornar fluente na língua inglesa e venha para o melhor curso de inglês de Curitiba

Compartilhe esse post!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Últimos Post

COMO AVALIAR SUA EVOLUÇÃO NO INGLÊS? VEJA DICAS PARA PLANEJAR O QUE MELHORAR
A melhor maneira de avaliar sua evolução no inglês é observar por meio da prática sua capacidade de compreensão sem uso de apoios!
QUAL É O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO VALENTINE´S DAY
O dia dos namorados, ou valentines day nos Estados Unidos, é sem sobra de duvidas uma das datas mais romanticas do ano. Saiba mais sobre ela neste post!
VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ENTENDER E TRADUZIR EM INGLÊS?
Quer ficar craque em um novo idioma? Então descubra a diferença entre entender e traduzir em inglês!