Matrículas Abertas

INTERCÂMBIO HIGH SCHOOL: EMBARQUE NESSA EXPERIÊNCIA ÚNICA
16.mar

O Ensino Médio costuma ser uma etapa decisiva para a vida de um jovem. Afinal, esse período representa uma fase de transição entre a adolescência e a vida adulta. Mas você já pensou em viver esses anos em uma escola no exterior? Essa é uma experiência que pode trazer ainda mais valor e aprendizado ao aluno. 

E é exatamente sobre essa vivência que o Intercâmbio High School se trata, mas sem se limitar apenas ao aprendizado de uma língua estrangeira. Isso porque a inserção do jovem em uma cultura com costumes diferentes trará uma visão de mundo muito mais enriquecedora a ele. 

Nesse artigo, detalharemos os principais pontos que você precisa saber sobre o Intercâmbio High School. 

O que é o Intercâmbio High School? 

O funcionamento do Intercâmbio High School é simples, exatamente como o nome sugere. Basicamente, é a realização do Ensino Médio em outro país. A experiência tem como principal objetivo proporcionar o aprendizado de outra língua e o conhecimento de novas culturas. 

Logo, o estudante viaja para o exterior e estuda em uma escola local por um ou dois semestres. Lá serão ensinadas matérias comuns do Ensino Médio (Matemática, História, Geografia, etc), mas no idioma oficial do país. 

Portanto, o grande diferencial do método é fornecer ao intercambista uma imersão no cotidiano daquele país. Ao estar inserido naquele ambiente novo, o aluno aprenderá na prática sobre a história, hábitos e costumes culturais do local. 

Quem pode participar? E qual é a documentação necessária? 

Discentes com idade entre 14 e 18 anos que estão cursando o Ensino Médio podem ingressar no intercâmbio High School. Além disso, o candidato deve ter conhecimento intermediário no idioma do país onde vai estudar. 

No mais, é imprescindível que o histórico escolar do estudante não tenha reprovações até o momento da inscrição. Notas boas e um bom retrospecto de comportamento também são fatores determinantes para a vaga. 

Em relação aos documentos, o aluno precisa solicitar um visto de estudante. A própria escola deve emitir um comprovante de que o intercambista realmente passará o ano letivo estudando. Por fim, esse comprovante deverá ser apresentado no momento da solicitação do visto. 

Qual é a duração e o início das aulas? 

A duração do programa normalmente costuma ser de um semestre ou ano letivo. No entanto, é possível estender esse período em alguns países específicos. Quanto ao início das aulas, tudo depende do destino. 

Por exemplo, na Austrália, o calendário escolar é parecido com o do Brasil. Logo, o ano letivo se inicia em janeiro. Nesses casos, a inscrição deve ser realizada até outubro e novembro do ano anterior. 

Já nos Estados Unidos, as atividades escolares começam em agosto. Em países com esse tipo de configuração de calendário, o aluno deve se cadastrar no programa até abril. 

Quais são os principais destinos? 

Estados Unidos 

O intercâmbio High School nos Estados Unidos é certamente um dos mais procurados pelos brasileiros. E muito dessa preferência deve-se à ótima qualidade da educação pública no país. Isso porque o aprendizado escolar no território norte-americano é multidisciplinar e totalmente funcional. 

Dessa maneira, as aulas englobam atividades teóricas e práticas de diferentes naturezas. Sendo assim, os alunos formados em uma High School americana aprendem noções básicas que vão desde educação econômica até marcenaria. 

Espanha 

Por compartilhar algumas similaridades com o Brasil, a Espanha figura entre os principais destinos para intercambistas. O espanhol, por exemplo, tem uma semelhança considerável com o português, o que pode facilitar o aprendizado. 

Além disso, as condições climáticas mais quentes também lembram as temperaturas tropicais brasileiras. Por fim, a Espanha tem um polo cultural muito rico. Museus, igrejas, construções seculares e tradições muito próprias enriquecem a experiência de realizar o intercâmbio High School no país. 

Canadá 

Aqui temos um dos destinos mais lembrados para quem deseja realizar um intercâmbio. O país da América do Norte tem como um dos principais pontos positivos a presença de duas línguas oficiais. 

Com isso, o aluno também poderá desenvolver o seu francês, além do inglês. E mais: também é importante considerar que o valor do dólar canadense está bem abaixo do dólar americano na cotação oficial. 

Inglaterra 

A Inglaterra tem uma história muito rica, além de uma cultura elegante e pontual que chama a atenção de muitos intercambistas. O aprendizado do inglês com sotaque britânico também é um grande desejo dos alunos que optam pelo país. 

No entanto, um dos principais problemas encontrados pelos brasileiros é o preço da libra esterlina, uma das mais caras do mundo. Em compensação, é possível achar intercâmbios com valores extremamente baixos em cidades do interior. 

E sobre acomodações? 

O tipo de acomodação é um ponto imprescindível para o planejamento do intercâmbio high school. Afinal, existem diversos tipos diferentes de alojamentos durante o processo. Veja abaixo os mais comuns: 

  • Sharehouse: são moradias compartilhadas entre vários estudantes. Nesse tipo de acomodação, o contato com pessoas de diferentes países e culturas é um dos principais atrativos. Além disso, é uma opção de estadia mais barata.  
  • Homestay: Uma das opções mais populares quando falamos de acomodações para intercâmbio. Nesse programa, o estudante fica na casa de uma família, vivendo o cotidiano de um residente do país.  
  • Campus: Por último, existe a possibilidade do aluno se hospedar em aposentos fornecidos pela própria escola. Geralmente eles ficam nas dependências do campus.  

Quais são os tipos de escolas disponíveis? 

São duas possibilidades de escola em um intercâmbio high school: públicas e particulares. Dependendo do funcionamento do programa, será possível escolher dentre as opções. 

As escolas públicas do exterior normalmente apresentam custos menores. Nelas, o estudante poderá desfrutar de um ambiente um pouco mais descontraído. Além disso, o ensino é excelente e existe um grande foco nas práticas esportivas. 

No caso das escolas particulares, a ênfase fica nas questões acadêmicas e no ingresso dos alunos em faculdades renomadas. A atmosfera é um pouco mais formal e geralmente o uso de uniforme é obrigatório. 

Afinal, quais são os principais benefícios do intercâmbio high school? 

O intercâmbio high school é um programa cada vez mais procurado por alunos brasileiros. Mas quais os motivos que fazem esse sistema se mostrar tão eficiente? Listamos alguns benefícios abaixo: 

  • Proficiência em um idioma novo: talvez o objetivo primordial do intercâmbio. O intercambista estuda o idioma no dia a dia, potencializando o aprendizado.  
  • Conhecer novas culturas: aumentar o leque cultural sempre é positivo. O intercâmbio high school permitirá que o estudante não apenas conheça novos costumes, como também valorize a cultura do seu país nativo.  
  • Maior autonomia e autoconfiança: quando embarca em um país desconhecido e sem a presença dos pais, o jovem precisa necessariamente andar com as próprias pernas. Portanto, o intercâmbio é uma forma de dar ao aluno independência e autonomia de suas ações.  
  • Investimento profissional para o futuro: um intercâmbio é um plus considerável no currículo de qualquer pessoa. Logo, um high school no exterior pode ser um grande diferencial dentro do mercado de trabalho no futuro do discente.  

O intercâmbio High School definitivamente tem tudo para ser uma experiência inesquecível. Não é apenas um enriquecimento educacional. É um programa que agrega no lado individual e social de quem participa. 

Compartilhe esse post!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Últimos Post

COMO AVALIAR SUA EVOLUÇÃO NO INGLÊS? VEJA DICAS PARA PLANEJAR O QUE MELHORAR
A melhor maneira de avaliar sua evolução no inglês é observar por meio da prática sua capacidade de compreensão sem uso de apoios!
QUAL É O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO VALENTINE´S DAY
O dia dos namorados, ou valentines day nos Estados Unidos, é sem sobra de duvidas uma das datas mais romanticas do ano. Saiba mais sobre ela neste post!
VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ENTENDER E TRADUZIR EM INGLÊS?
Quer ficar craque em um novo idioma? Então descubra a diferença entre entender e traduzir em inglês!